acompanhe nossas noticias

Alfa Parceira do Verde Vida

Todos os dias a Cooperalfa recebe o caminhão do programa Verde Vida, uma associação (ONG) que, atua desde 1994 no município de Chapecó, desenvolvendo trabalho social, de fortalecimento de vínculos e convivência educativa, além de atuar na área ambiental, através da coleta seletiva de materiais recicláveis. O gerente de suprimentos da Alfa, Gentil Santin, informou que a cooperativa é parceria da entidade desde o ano 2000, doando por ano mais de 200 toneladas de recicláveis, como papéis, papelão, plásticos e alumínio, a maioria oriunda do Superalfa. “É uma forma de ajudarmos o programa, que trabalha com crianças e jovens carentes”, disse Chico.

O Verde Vida atende jovens em situação de vulnerabilidade, na faixa etária de 10 a 17 anos, através de oficinas socioeducativas, de convivência educativa e educadora, com a prática de atividades lúdicas, de formação pessoal, de reforço escolar e de integração ao mercado de trabalho. Essa contribuição, segundo Gentil, é uma pequena parte dos vários programas sociais dos quais a Cooperalfa participa indiretamente nas comunidades. “Dar o destino correto aos recicláveis e ainda participar com ajuda financeira de um programa tão importante nos faz mais felizes. Vamos continuar fazendo nossa parte e esperamos que esse programa, que é conduzido por entidades de classe de Chapecó, continue fazendo esse trabalho maravilhoso de ajuda comunitária.

O coordenador da área social do Verde Vida, Odair Balen, informou que os materiais recicláveis doados pela Alfa são triados e encaminhados para as indústrias reprocessarem, e o superávit econômico da atividade é investido na área social da entidade. Segundo Balen, a Cooperalfa é um dos maiores e melhores parceiros do Verde Vida. “Graças à sua colaboração, muitos adolescentes tem a oportunidade de mudar suas vidas”.   Quando encaminhados para as indústrias, os papeis, papelão e plásticos geram um ganho para a sociedade na economia de recursos como água, energia e produtos químicos utilizados em menor proporção, pois, já foram adicionados anteriormente.

Odair Balen informou ainda que os adolescentes do Verde Vida têm um custo aproximado de R$ 300,00 mensais para o Programa. Na opinião do coordenador social, é um valor muito barato para realizar prevenção, dar oportunidade para muitos jovens carentes e ainda cuidar do meio ambiente. Depois de retirados os custos, o valor de contribuição da Alfa permite a Associação atender entre 15 e 20 adolescentes. Balen reconhece que é uma contribuição significativa para a sociedade. “Bom seria, se pudéssemos contar com outras empresas com esse porte de contribuição”, declarou.

O Verde Vida está completando este ano 23 anos de contribuições ambientais e sociais na região oeste de Santa Catarina. “A essência do nosso trabalho tem muita semelhança com o cooperativismo praticado pela Alfa. Somos uma associação, uma entidade do Terceiro Setor, que realiza suas ações com espírito cooperativo, contando com apoio das pessoas e entidades, buscando melhorar os resultados, no sentido de fazer as pessoas crescerem e melhorarem suas condições de vida. Há muita solidariedade no trabalho da Alfa e do Verde Vida. Um olhar mais humano em relação às pessoas e à convivência social. Nosso horizonte é um mundo mais equânime, justo, e civilizado nas relações sociais e econômica. Ambas atuam comprometidas com o meio ambiente e o social”. O Verde Vida é uma entidade que já possui interação efetiva com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Foto Caminhão

Caminhão do Verde Vida retira cerca de 600 kg de recicláveis por dia na Alfa

Produção

Trabalho de reciclagem do Verde Vida crianças e jovens carentes

Oficina de Violino

Oficina de Violino no Verde Vida

Foto Horta

Horta produzida pelas crianças do Verde Vida

 

 

 

NEWSLETTER

Receba atualizações,
artigos e ofertas imperdíveis

Respeitamos sua privacidade, nunca será enviado spam!