acompanhe nossas noticias

“A praça é nossa”

Você sabe porque Xaxim é conhecida como o Coração Verde do Oeste? Pela prática de exercícios e por causa de suas ruas arborizadas, praças e pela grande área verde da cidade. Veja porque este conceito ganhou ainda mais destaque com a chegada da nova Cooperalfa.

             Além de um moderno centro de compras de 12 mil metros quadrados, a Cooperalfa de Xaxim presenteou seus associados e a comunidade em geral com um amplo espaço de convivência. Trata-se da praça Domingos Faé, que possui mais de 50 espécies de árvores, folhagens e flores. A maioria dessas plantas ornamentais e frutíferas são nativas e proporcionam um ambiente colorido, perfumado e acolhedor. As árvores, plantadas há pouco mais de um ano, floresceram pela primeira vez e estão deslumbrantes.

Além de apreciar a beleza da vegetação, no espaço de convivência Domingos Faé as crianças e adultos podem caminhar ou pedalar pelo calçadão construído ao redor do empreendimento. Também podem aproveitar as mesas de jogos para jogar um xadrez, baralho ou dominó, se exercitar nas academias, brincar no playground ao ar livre ou ainda tomar aquele chimarrão. “Ah…e logo…logo…as frutas poderão ser colhidas e degustadas pelos apreciadores, tais como pitanga, jabuticaba, nozes e butiá”. O arquiteto e urbanista da Cooperalfa, Marcelo Andrade, disse que toda essa vegetação visa a preservação da flora e da fauna existentes no leito do rio que passava por ali, antes da construção da obra. “Os passarinhos serão cada vez mais atraídos para a praça”, observou.

Marcelo reafirma que além da qualidade de vida, o projeto levou à risca a preservação ambiental. “Aliás, a legislação só permitiu que essa obra fosse construída sobre uma área de APP, porque contemplou esse espaço público ecológico”.  Toda a pavimentação da área externa é permeável, permitindo a penetração da água da chuva no solo.  No parquinho e nas academias o piso é feito de borracha de pneus reciclados. “É um piso ecológico, antiimpactante e muito mais confortável para as crianças brincarem ou para os adultos se exercitarem”.

O gerente da filial de Xaxim, Dirceu Debastiani, informou que na Cooperalfa de Xaxim as pessoas também têm a oportunidade de realizar feiras, exposições e outros eventos. Basta procurar as gerências da filial e/ou do Superalfa para fazer um pré-agendamento. “Queremos que a comunidade se sinta mais próxima de todos nós e de toda essa estrutura (área de vendas, adega com sala para eventos, amplo estacionamento e praça de convivência), fazendo bom uso do empreendimento e dessa “praça que é nossa”. Dirceu lembrou ainda que a cooperativa é a mesma na sua essência. “Porém, passou a dispor de toda essa comodidade, sem cobrar a mais por isso”. O gerente do Superalfa, Eneas Markvardt, lembrou que o estacionamento é gratuito. “As pessoas não pagam para estacionar seus veículos e podem ficar o tempo que for necessário para fazer suas comprar e/ou aproveitar os espaços de convivência”.

A reportagem da Cooperalfa foi até o local para conferir de perto a beleza das flores e conversar com as pessoas frequentadoras da praça. A técnica de alimentos Juliana Cardoso, integrante do grupo de corredores Taurus Runners, faz suas corridas no calçadão da Cooperalfa, construído ao redor da obra em Xaxim. Ela reconhece os benefícios de toda a estrutura inovadora das lojas Superalfa e agropecuária da Alfa daquele município. “As pessoas estão percebendo o valor que tem “tudo isso” e passando a frequentar muito mais, porque vale a pena e é qualidade de vida”, declarou Juliana.

O corredor Marcio Casagrande, coordenador do grupo Taurus, disse que espaços como esse da Cooperalfa são dignos de muito respeito e admiração. Ele agradece a Alfa pelo investimento feito em qualidade de vida. “As pessoas que ainda não vieram para a praça, não sabem o que estão perdendo. Aqui é lindo e vale muito a pena dedicar tempo para si”, declarou o professor. Ele conta que, antes de adotar a prática da caminhada como hábito, pesava 95 kg. “Perdi 23 quilos caminhando e aqui na praça Domingos Faé é maravilhoso, porque tem tudo: água, bancos, academia para alongar, sombra…” Marcio faz em média 120 km por semana e participa, frequentemente de ultramaratonas pelo País. “Nosso grupo já conta com 60 integrantes, que encontraram na corrida uma solução para a ansiedade e muito mais prazer de viver, saúde e satisfação”. Marcio agradece a Alfa pela parceria com o grupo Taurus. “Todas as quintas-feiras viemos para o estacionamento do Superalfa fazer nossos exercícios, pois no inverno correr numa área coberta é mais confortável”.

O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, relembra que o empreendimento de Xaxim foi uma obra que entrou para a história da Cooperalfa e tudo lá foi pensado e planejado visando as “sobras” sim, porque afinal a cooperativa precisa ter sustentabilidade econômica para continuar fortalecida. Porém, especialmente nesse empreendimento, muita atenção foi dada para que fosse um espaço agradável e gerador de qualidade de vida. Segundo Romeo, a construção da nova filial era uma reivindicação antiga dos associados. “E agora que está pronta gostaríamos que a comunidade local e regional valorizasse como merece, fazendo suas compras e usufruindo dos espaços de convivência, como a praça, academias, calçadão e tudo o mais projetado com tanto carinho e empenho”.

Palavras-chave: Praça Domingos Faé, Cooperalfa, Xaxim, qualidade de vida

Sidivânia Peroza – jornalismo1.imprensa@cooperalfa.coop.br

 

 

 

 

NEWSLETTER

Receba atualizações,
artigos e ofertas imperdíveis

Respeitamos sua privacidade, nunca será enviado spam!